Candidíase: vamos falar sobre a saúde da sua ppk?

Candidíase: vamos falar sobre a saúde da sua ppk?

Qualquer coisinha diferente na nossa flora vaginal dá um medo né? Já passam milhares de coisas na nossa cabeça, desde “o que eu fiz?” até um “será que é grave?”. Por isso é tão importante falarmos sobre a saúde da nossa ppk, de forma que esses problemas sejam evitados e tratados de forma correta! 

Hoje vamos falar sobre a mais comum dessas doenças. A candidíase! Ela atinge cerca de 75% das mulheres pelo menos uma vez na vida. Então bora falar tudo que você precisa saber sobre candidíase, para nunca mais tomar um susto quando sentir os alertas da sua flora vaginal! 


O que é ?


Candidíase nada mais é que uma infecção causada pelo crescimento excessivo de um fungo chamado Candida albicans na região da preciosa. Esse fungo é super normal nessa região, então a candidíase só rola quando a imunidade da mulher está baixa e o desenvolvimento desse fungo cresce demais! 

A candidíase é uma doença muito comum, mas não se engane! É importantíssimo dar a devida atenção caso você sinta sua ppkinha avisando. Por isso, fique ligada nos sintomas, prevenção e no tratamento. E meninos!!! Vocês também podem desenvolver candidíase. Então atenção também, hein!


Causas

Existem diversas formas de desenvolver candidíase. A principal é a queda de imunidade ou uso contínuo de antibióticos que eliminam colônias de bactérias “do bem” que fazem o controle do fungo que causa a candidíase. 

Mas essa doença pode aparecer através de outros fatores também. Como roupa íntima apertada e de material sintético, sexo sem proteção e até mesmo ficar muito tempo com maiô e biquíni molhado! Então cuidado com hábitos como esses, assim você pode prevenir a infecção da forma que você pode!  


Sintomas

Fique ligado nesses sintomas! Pode ser sua ppk pedindo socorro! 


  • Muita coceira na região genital
  • Vermelhidão e inchaço 
  • Placas esbranquiçadas na vagina 
  • Corrimento esbranquiçado com grumos, semelhante a leite coalhado  
  • Dor ou queimação na hora do xixi
  • Desconforto ou dor durante o contato íntimo


Mas calma!!! Existem outras doenças vaginais que têm sintomas muito semelhantes, como a vaginite e herpes, por exemplo. Por isso, se perceber esses sinais procure um médico para receber o diagnóstico correto, combinado?


Tratamento

Após receber o diagnóstico que confirma que o que você tem realmente é candidíase, normalmente o tratamento é feito com antifúngicos, podendo ser aplicação de pomadas prescritas 2 ou 3 vezes ao dia ou em forma de comprimidos também. 

Além disso, existem algumas recomendações para acelerar o processo de tratamento. Por exemplo, deixar a ppk respirar usando roupas intimas de algodão ou dormir sem calcinha, não usar absorventes internos, evitar relações sexuais sem proteção e lavar a vagina apenas com água e sabão neutro! 


A saúde da vagina é extremamente importante! Então compartilhe esse informações com todas as mulheres que são importantes para você, fechou? 




Curtiu esse conteúdo? Então tá esperando oque pra seguir nossas redes sociais? Lá está lotado de conteúdo informativo, divertido e quente também! 

Topo